Amamentação: grande expectativa, realidade difícil para a maioria das mães!
Amamentação: grande expectativa, realidade difícil para a maioria das mães!
Mães que trabalham, mães solo, mães sem rede de apoio, mães que passam vários perrengues!!
Alguns fatos:
– A licença maternidade no Brasil: 4 meses
– O ministério da saúde recomenda amamentação em livre demanda por no mínimo: 6 meses até 2 anos ou mais.
😫😖 A conta não bate!!!
Muitas mães não podem amamentar diretamente seus filhos por vários motivos: problemas de saúde do recém nascido em que precisa ficar distanciado da mãe, dificuldades na pega do seio pelo bebê, aversão à amamentação no seio, volta ao trabalho precoce, etc.
Logo, esta mãe muitas vezes acaba escolhendo a fórmula ou mesmo leite de vaca por não ter o apoio necessário para manter a amamentação, perdendo inúmeros benefícios do aleitamento materno. Os empregadores muitas vezes nao favorecem os períodos para amamentação durante o trabalho e muitos nem sabem oferecer condições de ordenha!!
A ordenha pode ser uma estratégia salvadora nestes casos!!! 🥛🤱🏻
E hoje, dia 27/01 é celebrado o dia da ordenha de leite materno!!
A ordenha de leite materno é uma alternativa para se manter a amamentação por longo prazo. É possível combinar a amamentação diretamente no peito, com a ordenha e o oferecimento do leite retirado para o bebê, que pode ser feita por outra pessoa, na creche, pelos familiares ou babá, ou mesmo o aleitamento materno 100% via ordenha, a mãe faz a extração de todo o leite que é ofertado ao bebê. Basta um pouco de força de vontade e dedicação para fazer com que isso seja possível.
A prática de ordenha no Brasil não é muito difundida, seja pela cultura da fórmula ser mais “prática” seja por mitos em relação aos benefícios do aleitamento materno prolongado, além de falta de informação!!
Toda mãe produz o melhor alimento para o seu filho! 💝
Se informe!! Existe um mundo de possibilidades!!
Se você amamenta e deseja fazer um estoque de leite materno, precisa voltar a trabalhar e necessita ficar longe do bebê, precisa colocar o bebê na creche/escolinha, procure orientação especializada!!
Se você é empregador: ofereça condições e informações para que as suas colaboradoras possam manter a amamentação pelo tempo que desejarem!! Investir na infância é investir no futuro!!!